MS Excel: Muito mais do que planilhas eletrônicas.

Caros "foristas",

A alguns anos conheci os produtos da Microsoft não no formato fechado que temos hoje como MS Office. Antes, eram um punhado de produtos desconexos e não alinhados, sem qualquer inteiração prática. Mesmo assim eram infinitamente melhores do que o Wordstar e Lotus 123, sem falar no Supercalc (Quem os conheceu, sabe do que estou falando). Com o amadurecimento do mercado a Microsoft teve o insight de que softwares de caixinha seriam o grande 'boom' das próximas décadas. Todos os produtos citados anteriormente e mais alguns que entraram e saíram do pacote Office, foram integrados e literalmente amarrados entre si, até chegarmos ao modelo expetacular (na minha humilde opinião, menos a interface do Access), a que temos acesso na versão 2007. Desenvolvo soluções com o MS Excel, MS Access, MS Word, MS Powerpoint e MS Outlook. Enfim, toda a suíte office e alguns outros produtos.

Muitos dos produtos do MS Office conheço a mais de 10 anos, então proponho ampliarmos o escopo sobre o quanto se conhece do MS Excel, a mais do que apenas os níveis Básico e Avançado; Experts e Iniciantes, ou algo similar. Antes, poderíamos estendê-lo a todos os âmbitos que ele permitir, como as aplicações em:

:. : Criação de Dashboards e Scorecards

:. : Desenvolvimento de MIS

:. : Aplicação do mesmo com BSC

:. : Utilização do mesmo no apontamento de KPIs

:. : E a sua integração com os diversos BIs do mercado

Muitos dos tópicos apontados acima necessitam de um relevante conhecimento sobre VBA, mas não somente este. Precisa-se conhecer também a respeito de Banco de Dados, conceitos de modelagem de dados, ERP, SCM, B2B, etc...

:. : A utilização de gráficos, bem como sua implementação, a além daqueles que estão como standards dariam um capítulo à parte nesta nossa discussão.

:. : E o que dizer da utilização do Solver. Certamente muitos sequer ouviram falar dele e como este pode ser útil diariamente.

:. : Outro capítulo à parte seria o modo flexível como o  MS Excel pode conectar-se a outras base de dados, e o poder de exportar informações até mesmo em XML. Conectar cubos OLAP, o modo como é utilizado no BI do SAP (BW - Business Warehouse) por exemplo.

E imagine, todas essas funcionalidades são expansíveis 'n' vezes quando associadas a imaginação e criatividades brasileiras.

Enfim, sugiro, ampliarmos o escopo a altura do que o  MS Excel representa na vida de todos os profissionais que o utilizam massiva e diariamente.

Para que possamos refletir melhor no quão amplo é o universo das aplicabilidades do  MS Excel, sugiro lerem esta lista com mais de 30 títulos, escritos por pessoas que vêem no MS Excel uma excelente ferramenta de manipulação do seu modelo de negócio.

Até mais e boa reflexão.

André Luiz Bernardes
A&A - WORK, DON´T PLAY!
http://al-bernardes.sites.uol.com.br/
bernardess@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias