VBA Excel - Referenciando planilha 05 de 10 - Referenciando um workbook pelo índice

5: Referenciando um workbooks pelo índice

Talvez nos seja imposta a condição de que o único modo para fazermos referência a um workbook seja através do valor do índice.

O MS Excel acessa o valor do índice quando o mesmo é aberto nele. o primeiro workbook aberto recebe o valor 1 de índice, o segundo workbook aberto receberá o valor 2 de índice, e assim sucessivamente.

É claro que não é tão simples, este método tem um pequeno problema que o acompanha, pois quando deletamos um workbook ou o fechamos o valor do índice de toda a coleção Workbook muda.

Por exemplo, digamos que temos 3 worbooks abertos com os seguintes índices de valor:

StatisticalDashboardFunctions.xls - 3

090809.xls - 2

A&AHumanResources.xls - 1

Se uma tarefa em particular depende que todos os três workbooks estejam abertos utilizando-se dos valores dos índices destes, poderão ocorrer alguns desencontros quando os 'instanciarmos' como segue:

  Workbooks(1).Activate

Isto ativará A&AHumanResources.xls como aberto, se você fechar A&AHumanResources.xls, StatisticalDashboardFunctions.xls e 090809.xls se moverão para baixo no índice: StatisticalDashboardFunctions.xls virá a ter o índice como 2, ao passo que 090809.xls terá o índice como 1.

Usar o valor do índice como referência para os workbooks não é necessariamente errado, mas precisa entender o que está envolvido nesta escolha, sobre os possíveis erros que poderão ocorrer e como os corrigirá.

André Luiz Bernardes
A&A - WORK, DON´T PLAY!
http://al-bernardes.sites.uol.com.br/
bernardess@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias