KPI - Usando os Serviços do Excel com outros recursos de Inteligência Comercial
















Os Serviços do MS Excel fazem parte de um conjunto de recursos do MS Office SharePoint Server, chamado coletivamente de Inteligência Comercial, que um indivíduo, uma equipe ou uma empresa inteira pode usar. Esses recursos foram projetados para funcionar em conjunto e oferecem suporte ao desenvolvimento rápido e sólido de ferramentas personalizadas de tomada de decisões que podem acessar várias fontes de dados, em muitos casos sem o uso de códigos.

A Central de Relatórios

A Central de Relatórios fornece um local central para vários dados e objetos de Inteligência Comercial e contém bibliotecas de documentos especiais para o armazenamento de relatórios, listas, Web Parts, modelos de Páginas de Web Parts e arquivos .odc. Na Central de Relatórios, os usuários também podem procurar itens usando categorias, exibir um calendário de relatórios futuros e assinar relatórios que considerarem relevantes.

Por padrão, uma pasta de trabalho do MS Excel publicada e salva em uma biblioteca de documentos na Central de Relatórios é habilitada com um único clique para abertura no modo de exibição do navegador, o que é uma forma conveniente de visualizá-la sem adicioná-la a uma Página de Web Parts.

A Web Part de Lista de KPIs

A Web Part de Lista de KPIs obtém dados de listas do MS Office SharePoint, pastas de trabalho do MS Excel, do MS SQL Server 2005 Analysis Services ou de entradas de dados manuais e, em seguida, exibe um KPI, que consiste em uma sugestão visual que comunica o progresso feito em direção a uma meta mensurável. Com o uso de  KPIs, você pode visualizar respostas facilmente para as seguintes perguntas:

  • Em que sentido estou adiantado ou atrasado?
  • O quando estou adiantado ou atrasado?
  • Qual é o mínimo concluído?
Os usuários podem até mesmo fazer uma busca detalhada nos itens de  KPI para ver os detalhes além da visualização.

Por exemplo, se o status de um  KPI for vermelho (indicando um problema), clicar nesse  KPI levará o usuário automaticamente a uma página de relatório que mostra qual é a tendência da PI ao longo do tempo, quais são os limites e que dados foram usados para determinar o status atual desse  KPI.

Cada área de uma empresa pode optar por controlar diferentes tipos de KPI, dependendo das metas corporativas que estão tentando alcançar.

Por exemplo, para melhorar a satisfação do cliente, um call center pode definir uma meta no sentido de atender um número específico de telefonemas em um período de tempo menor. Ou, o departamento de vendas pode usar KPIs para definir metas de desempenho, como o número de novos telefonemas de vendas feitos por mês.

Web Parts de Filtro e o botão Aplicar Filtro

Você pode usar as Web Parts de Filtro para exibir apenas o subconjunto de dados que deseja visualizar em outras Web Parts e, opcionalmente, o botão Aplicar Filtro para realizar a operação de filtro.

Por exemplo, uma fonte de dados pode conter um histórico de cinco anos de vários produtos referente a todo o país/região. Com o uso das Web Parts de Filtro e do botão Aplicar Filtro, você pode exibir dados pertinentes simultaneamente referentes apenas a uma região de vendas, um produto ou o ano atual em várias Web Parts do MS Excel Web Access.

O MS Office SharePoint Services possui várias Web Parts de Filtro diferentes que permitem inserir ou escolher um ou mais valores para alterar o conteúdo de uma ou mais Web Parts em uma página, de forma a exibir exatamente as informações necessárias.

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