VBA Access - Propriedades de uma consulta - Query´s Properties - Propriedade Description

É muito importante saber configurar as propriedades de uma consulta. Geralmente as deixamos a esmo e isso pode impactar até mesmo na performance desta.
Abaixo descrevo cada uma das opções da versão do MS Access 2007, aproveite:
Propriedades.jpg
Propriedade Description
Podemos utilizar a propriedade Description para fornecer informações sobre os objetos contidos na janela Banco de dados (janela Banco de Dados: a janela que aparece quando você abre um banco de dados ou projeto do MS Access. Ela exibe atalhos para criar novos objetos de banco de dados e abrir objetos existentes.), bem como sobre campos de tabela ou consulta individuais.
Configuração
Para um objeto de banco de dados, clique em Propriedades no menu Exibir e insira o texto descritivo na caixa Descrição. Para tabelas ou consultas, você também pode inserir a descrição na folha de propriedades (folha de propriedades: uma janela usada para exibir ou modificar as propriedades de diversos objetos como tabelas, consultas, campos, formulários, relatórios, páginas de acesso a dados e controles.) da tabela ou da consulta. A descrição de um objeto aparece próximo ao nome do objeto na janela Banco de dados, quando você clica em Detalhes no menu Exibir.
Para campos de tabela ou consulta individuais, digite a descrição do campo na parte superior do modo de design da tabela (modo Design: uma janela que mostra o design destes objetos de banco de dados: tabelas, consultas, formulários, relatórios, macros e páginas de acesso a dados. No modo Design, você pode criar novos objetos de banco de dados e modificar o design dos existentes.) ou na folha de propriedades Propriedades do campo na janela Consulta (janela Consulta: uma janela na qual você trabalha com consultas no modo Design, Folha de Dados, SQL ou de Visualizar Impressão.). O comprimento máximo é de 255 caracteres.
No Visual Basic , para definir essa propriedade pela primeira vez em um projeto do Microsoft Access (projeto do Microsoft Access: um arquivo do Access que se conecta a um banco de dados do Microsoft SQL Server e é usado para criar aplicativos cliente/servidor. Um arquivo de projeto não contém dados ou objetos baseados em definição de dados, como tabelas e modos de exibição.) (.adp), você deve criar uma propriedade definida pelo aplicativo utilizando o método Add. Em um banco de dados do Microsoft Access (banco de dados: um conjunto de dados relacionados a um assunto ou objetivo em particular. Dentro de um banco de dados, as informações sobre uma entidade específica, como um funcionário ou pedido, são classificadas em tabelas, registros e campos.) (.mdb), você deve usar o método CreateProperty do DAO.
Comentários
A descrição de um objeto é exibida na coluna Descrição, no modo de exibição Detalhes da janela Banco de dados.
Se você criar um controle arrastando um campo da lista de campos (lista de campos: uma janela que lista todos os campos na fonte de registro ou no objeto de banco de dados subjacente, exceto no modo Design da página de acesso a dados. No modo da página de acesso a dados, a lista contém todas as fontes de registro e seus campos no banco de dados subjacente.), o Microsoft Access copiará a propriedade Description do campo para a propriedade StatusBarText do controle (controle: um objeto da interface gráfica do usuário, como uma caixa de texto, uma caixa de seleção, uma barra de rolagem ou um botão de comando, que permite a usuários controlar o programa. Você usa controles para exibir dados ou opções, executar uma ação ou facilitar a leitura da interface do usuário.).
Observação 
Para uma tabela vinculada (tabela vinculada: uma tabela armazenada em um arquivo fora do banco de dados aberto na qual o Access pode acessar registros. Você pode adicionar, excluir e editar registros em uma tabela vinculada, mas não pode alterar sua estrutura.), o Microsoft Access exibe as informações de conexão na propriedade Description
André Luiz Bernardes A&A - WORK, DON´T PLAY! http://al-bernardes.sites.uol.com.br/ bernardess@gmail.com Twitter: @officespecialis             @brzexceldevelop             @brzaccessdevel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias