VBA Tips - Interface de Desenvolvimento do VBA - VBE Visual Basic Editor

Inline image 1
Sim, é muito, mas muito básico...Mas necessário...

Para começar a escrever códigos VBA é necessário que conheça a interface de desenvolvimento.

Para acessar O VBE clique em 'Desenvolvedor' e depois clique no botão Visual Basic ou simplemeste pressione as teclas [ALT] + [F11] simultaneamente.

Inline image 2

O VBE possue 3 diferentes painéis:

Projeto

Propriedades

Área de Codificação

Inline image 3

Projeto: Neste painel podemos navegar por todos os elementos como os formulários, módulos classes, ... Perceba que o VBA considera cada planilha aberta como um projeto.

Como padrão o VBE agrupa objetos semelhantes dentro da mesma pasta.

Microsoft Excel Objetos: Toda planilha numa pasta de trabalho é considerado um objeto.

Formulários: A pasta formulários armazena os formulários adicionados ao projeto.

Módulos: Um módulo é um container que armazena todos os procedimentos e funcionalidades que escrevemos. Antes de começar a escrever os códigos, iniciamos inserindo um módulo.

Módulos de Classe: Módulos de classe são um tipo especial de módulo que nos permite criar os nossos próprios objetos.

Perceba que no canto superior esquerdo do painel Projeto existem 3 botões: Exibir código, Exibir Objeto e Alternar pastas.

O botão Exibir código mostra o código relacionado ao objeto selecionado no painel Projeto.

O botão Exibir Objeto acessa o objeto selecionado. Por exemplo se selecionarmos uma planilha e clicarmos no painel do Projeto e em ver objeto seremos levados automaticamente para a respectiva planilha.

O botão Alternar pastas muda a maneira como os objetos são apresentados na janela do projeto, agrupados em pastas, ou não.

É interessante perceber que se estivermos com mais de uma planilha aberta e arrastarmos Módulos, Formulários, Classes entre eles, estes são copiados automaticamente. Isso certamente economiza muito o nosso tempo.

Inline image 4

Propriedades: No Painel de Propriedades podemos alterar uma série de características dos Objetos ou Formulários. Esse painel muda de contexto de acordo com a seleção ou enquanto desenhamos um formulário as propriedades exibidas são relacionadas ao objeto manuseado no momento.

Código: A maior área é preparada para que escrevamos os nossos  códigos e/ou criemos os nossos formulários.

A área maior é onde você vai escrever seus códigos ou criar seus formulários, não tenho muito a dizer sobre ela agora, mas você vai utilizá-la e muito, em breve.

Se você ainda não sabe como inserir formulários ou módulos nos seus projetos de VBA, isso é muito tranqüilo. clique sobre o VBAProject, botão direito e insirta o objeto que desejar, é bem intuitivo. Explore bem a janela do VBE.

Inline image 5

Reference:
ExcelVBA2007.BlogSpot
Inspiration:

TagsVBA, dummy, VBE, tips, interface

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias