Microsoft Lync, Microsoft Office Communicator ou Skype for Business?


Microsoft Lync (anteriormente Microsoft Office Communicator) é um cliente de mensagens instantâneas utilizado com o Microsoft Lync Server, que serve de substituto para o Windows Messenger em ambientes corporativos e empresas. Anteriormente a Microsoft fornecia o Microsoft Lync 2010, que fora antecedido pelo Office Communicator 2007 R2. Este último foi lançado em outubro de 2007.

O Lync, foi a nova geração de soluções de comunicação da Microsoft, foi uma grande aposta da empresa para a entrada no mercado de Comunicações Unificadas, então dominada por empresas como Cisco, Avaya e IBM. Mas, como toda solução, apresentava vantagens e desvantagens perante o mercado.

Vantagens do Lync

- Integração transparente de tecnologias
O Lync oferecia às companhias a possibilidade de transitar rapidamente entre as mensagens instantâneas, vídeo e telefonia em apenas uma interface. De acordo com o analista, outras companhias também ofereciam essas ferramentas, mas nenhuma delas parecia oferecer uma integração tão profunda quanto a Microsoft.

O competidor mais forte para o Lync era a Cisco, com uma ferramenta de comunicações unificada que tende a ser mais cara. A suíte da IBM, por sua vez, não possuia um componente de voz, fazendo com que o cliente tenha de se voltar a outro fornecedor de PABX.

Diante disso tudo, a característica de integração do Lync tornava a vida do departamento de TI mais fácil, porque a empresa precisaria apenas de PCs e um conjunto de servidores de um único fornecedor para usar o Lync.

- Gerenciamento de banda

Com o Lync, a Microsoft melhorou o gerenciamento de banda de rede em relação ao antigo Office Communicator. O diferencial foi a adição de um controle de admissões de chamadas, recursos comuns a sistemas de PABX que monitora quantos usuários são permitidos dentro da rede ao mesmo tempo. O Communicator não ajudava nesse aspecto. O administrador da rede poderia adicionar usuários indefinidamente, o que eventualmente deterioraria a qualidade das chamadas.

A atualização também permitiu que os profissionais de TI dividissem o que trafegava na rede WAN e o que vinha pela Internet. Por exemplo, o administrador pode rotear ligações de voz pela WAN e vídeo pela Internet, isso caso o vídeo não precise ter qualidade perfeita. Isso era algo impossível de se fazer com o Communicator.

- Baixo custo

Para contar com o Lync, era necessário comprar uma licença para cada usuário, mas ainda assim a ferramenta saia mais barata que as licenças de comunicações unificadas dos principais concorrentes. E isso era um forte argumento para a adoção do produto da Microsoft.

Desvantagens

- O Lync usava muita banda de rede

Apesar de ter melhorado o gerenciamento de banda, a ferramenta da Microsoft ainda consumia muito mais tráfego do que as soluções tradicionais. Isso não tirava do Lync o status de opção aos seus principais concorrentes na área de comunicações unificadas, mas é algo a ser estudado para a substituição do PABX tradicional.

- A ferramenta obrigará as empresas a avaliar como a TI estava estruturada

O Lync também exigira das companhias uma avaliação sobre como as redes são projetadas e como a organização estava estruturada. A parte do departamento de TI que implementa Lync para mensagens instantâneas, SharePoint e Exchange é diferente da parte que implementa para voz e vídeo. “s empresas precisaram encontrar uma maneira de fazer com que essas pessoas trabalhassem juntas, tarefa difícil nas grandes empresas, com muitas políticas internas.


Temia-se que o fato do Lync tornar as comunicações mais fáceis e flexíveis podia fazer com que a força de trabalho acabasse não conseguindo lidar com o excesso de interrupções. Para que o Lync fosse realmente uma ferramenta abrangente em toda a corporação, os usuários precisariam conviver com interrupções. O funcionário poderia acabar tendo de fazer coisas fora do planejamento e ser menos produtivo.

Em Nov|2014 a Microsoft anunciou que a ferramenta de mensagens instantâneas Lync, voltada a empresas, passará a se chamar Skype for Business

Criado há dez anos, o Lync foi incorporado ao pacote de produtividade Office para se tornar a ferramenta de comunicação das empresas que adotam a suíte da Microsoft.

A renomeação do Lync ocorrerá até a metade de 2015. Além da marca, serão reformuladas algumas funcionalidades para se aproximarem mais do Skype. O compartilhamento de arquivos será facilitado, assim como a transferência de ligações será feita com o toque de um botão. Chamadas de videoconferência serão adicionadas à ferramenta.

Para ter acesso a esses recursos, os usuários atuais do Lync Server 2013 terão de atualizá-lo para o novo Skype for Business Server. Para aqueles que acessam o Lync no Office 365 bastará uma atualização.



Suíte Tecnológica da Microsoft:


Envie seus comentários e sugestões e compartilhe este artigo! 
⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM • TUMBLR • GOOGLE+ • LINKEDIN • PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛ 


⬛◼◾▪ CONTATO ▪
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias